Sobre... PDF Imprimir E-mail

Fabricio Rocha

Participação PopularJornalista e publicitário, nascido em 1977, em Brasília. Está na TV Câmara desde 2004, onde é repórter e apresentador do programa de debates Participação Popular. Foi ele quem, durante uma entrevista, colheu a assinatura do então deputado Roberto Jefferson para a abertura da CPI do Mensalão, que levou à cassação do próprio Jefferson. Também foi o repórter que fez em 2005 uma famosa entrevista ao vivo com o deputado Severino Cavalcanti, então presidente da Câmara, que foi considerada por muitos como um passo fundamental para a queda e a renúncia de Severino poucos meses depois.

 

Antes de se tornar servidor público, foi por quase cinco anos repórter dos cadernos de Veículos e de Informática do Correio Braziliense, depois de passar pela editoria de Esportes do Jornal de Brasília, pelo telejornal local DF-TV da Rede Globo de Televisão, pela Revista da Sociedade Digital e pelo jornal de bairro Brasília Hoje. Foi gerente de comunicação da IOS Informática entre 2004 e 2005 e colunista da Revista da Politec.

Estudou sempre na escola pública, à qual deve impagável gratidão -- Escola Classe do Lago Norte entre 1983 e 1991, Colégio da Asa Norte (CAN, atual Paulo Freire) de 1992 a 1994, e Universidade de Brasília de 1995 a 2001. Desde 2000 é morador do Grande Colorado, região de condomínios próxima à cidade de Sobradinho; antes morou no Guará, no Lago Norte e na Asa Sul. Filiou-se ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em 2007.

 

O interesse por informática, eletrônica e tecnologia em geral surgiu ainda na infância, com a programação em BASIC nos computadores de 8 bits, e estendeu-se à programação em interfaces gráficas. Foi idealizador do Prêmio SOL de Software Livre. A música, especialmente dos anos 50 e 60, também é uma paixão antiga: foi guitarrista e vocalista dos conjuntos The Sounders e Os The Everaldos nos anos 90; fez participações especiais e substituições no popular grupo Let It Beatles; e atualmente é baixista e vocalista nas bandas J3FS On The Rockz e Pastmasters. Auto-denominado um "piloto frustrado", já disputou ralis de regularidade e ainda participa de campeonatos de kart indoor do Grupo KIA, do qual foi um dos fundadores.

 

O site

Online desde 2004, o site passou por uma completa reestruturação em maio de 2006, quando passou a ser baseado em um sistema de gerenciamento de conteúdo chamado Mambo (http://www.mamboserver.com). Com esse sistema (comumente chamado de CMS, sigla em inglês) passou a ser possível fazer atualizações bem mais simples e formatação automática, entre uma série de funcionalidades -- sem qualquer custo, por ser software livre. Em 2009, depois de muito poucas atualizações, o Mambo foi trocado por um outro CMS que nasceu derivado dele, o Joomla, que é ainda "mais software livre", com uma comunidade muito ativa de usuários, constantemente atualizado e cheio de recursos. O visual do site também foi atualizado, com o uso de uma template (isto é, um "modelo" visual que dita a formatação das páginas) distribuída gratuitamente pelo site JoomlaPraise.

 

O site é hospedado pela BySite Inthernet Hosting Center (http://www.bysite.com.br), que oferece preços imbatíveis e um suporte técnico atencioso.

 

A fotografia que ilustra o título do site é de autoria da jornalista Ana Luiza Chalub.

 

Todos os textos, salvo observação contrária, são de autoria de Fabricio Rocha. A republicação em qualquer outro veículo de comunicação e/ou qualquer uso comercial dos textos depende(m) de autorização expressa do autor.

Última atualização em Ter, 06 de Julho de 2010 05:21