Coluna Micros e Cia. – 09/10/2001

Padrão

A FRIEZA DOS BYTES

Era mais do que esperado que iam mandar bomba no Afeganistão, depois de algumas semanas tensas para a diplomacia internacional. Muito preocupado que estou por ser americano, fiquei navegando a esmo na Internet, procurando por sites para a Coluna da Web. Sabe o que mudou na Rede com essa guerra toda? Pouco. Sim, alguns sites, nenhum expressivo, foram atacados. Há guerras ideológicas e troca de farpas entre sites americanistas e muçulmanos, que a imprensa do mundo todo vem anunciando. Mas proporcionalmente há muito pouco para que seja configurada uma “guerra digital”. É notório que na rede as coisas continuam tranquilas — a mudança que se vê é uma bandeira americana aqui e ali.

E não era essa neutralidade algo imaginável? A Internet surgiu como rede militar e seu conceito era ser uma rede distribuída, sem um servidor que pudesse ser destruído para acabar com as comunicações, que seriam em tese mantidas enquanto houvesse computadores interconectados de alguma forma. A Internet se civilizou nos anos 90, surgiram zilhões de páginas que não têm nada a ver com militarismo — mas a característica de rede distribuída continua. Tanto física quanto ideologicamente. Hoje, muito do seu conteúdo pouco tem a ver com os aviões que bombardeiam Cabul. A rede é cada vez menos americana, e mesmo os ianques não estão inundando a Internet com as agruras de guerra. E pode ser até que um dia a confusão aumente e a rede fique mais lenta, mas parar, não vai não.

 

DIA DE APPLE EM BRASÍLIA

Hoje a Apple realiza o seu evento Solutions Road Show no Kubitschek Plaza, de 8h30 às 12h30 e de 14h às 18h30. As estrelas serão os novos PowerMac G4 Dual com dois processadores e gravador de CD-R e DVDRAM; o PowerBook Titanium, feito com titânio; e o MacOS 10.1, atualização do MacOS X. O evento terá palestras onde serão apresentadas as novidades e ferramentas para editoração e produção de vídeo digital.

 

Digitalizada e publicada online em 04/06/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *