Filé à Weissphüder

Filé à Weissphüder
Padrão

Filé à WeissphüderIngredientes:

8 bifes de filé mignon
4 dentes de alho
Pimenta do reino
Sal
3 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de mostarda (de preferência escura)
1 cálice de Contini (ou conhaque ou whiskie)
1/2 caixinha de creme de leite
2 colheres de sopa de shoyu

Para o molho branco:
2 colheres de sopa de trigo
2 colheres de sopa de manteiga
3 ou 4 xícaras de leite fervente
Sal
Curry (opcional)

 

Preparo:

 

  1. Temperar os bifes com o alho amassado, pimenta do reino e um pouco de sal. Deixar reservado.
  2.  Fazer o molho branco, colocando o leite pra ferver e pondo na panela, para derreter, 2 colheres de manteiga. Depois de derretida, juntar aos poucos o trigo, mexendo bastante e rapidamente. A mistura fica dourada rapidamente, pode ser preciso mexê-la fora do fogo. Juntar o leite bem aos poucos: a massa vai parecer empelotar, mas deve-se misturar vigorosamente para dissolver e, então, acrescentar mais leite, sucessivamente repetindo o processo. Depois de por todo o leite na panela, acrescentar sal a gosto. Opcionalmente, pode-se adicionar uma pitada de curry. Reservar o molho.
  3. Na frigideira ou panela, colocar 2 colheres de manteiga para derreter em fogo médio. Após aquecida, colocar 4 ou 5 dos bifes para fritar, virando-os 4 vezes a cada 3 minutos, até o caldo da carne quase secar. Então, para dourá-los, aumente o fogo, e vire dos dois lados até chegar ao ponto desejado. Depois de tirá-los da panela para uma travessa, pôr na panela a última colher de manteiga e fazer o mesmo processo com os bifes restantes. Deixar a travessa reservada.
  4. Na mesma frigideira ou panela, despejar cuidadosamente o Contini (ou a bebida escolhida), e deixar ferver por um tempinho, mexendo para soltar a "ferrugem" da carne na panela. Juntar o molho branco feito previamente, as três colheres de mostarda, e ferver. Acrescentar o creme de leite e o shoyu, mantendo a fervura. Se o molho estiver muito ácido, pode-se acrescentar, aos poucos e sempre experimentando, pitadas de açúcar.
  5. Na hora de servir, reaquecer o molho se necessário e despejá-lo sobre a travessa onde estão os filés.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *