Bacalhau Dubilau

Bacalhau Dubilau
Padrão

Bacalhau DubilauIngredientes:

1,5kg de bacalhau tratado e dessalgado
7 cebolas
15 azeitonas pretas
5 ramos de salsa
Alcaparras a gosto
5 dentes de alho
Azeite virgem ou extravirgem
Sal
4 batatas médias
3 colheres de sopa de manteiga
3 copos de leite
2 colheres de sobremesa de requeijão
Queijo ralado
Noz-moscada
2 ovos

Preparo:

  1. Descaroçar as azeitonas, picar e amassar o alho, deixar reservado. Cortar as cebolas em rodelas relativamente grossas (aprox. 5mm de espessura) e reservar.
  2. Descascar as batatas, cortá-las em rodelas e cozinhar em água por aprox. 20 minutos, para fazer purê.
  3. Enquanto isso, colocar a cebola para refogar em bastante azeite, com duas colherinhas de alho amassado, acrescida das azeitonas e da salsa picada. Deixar cozinhar até a cebola ficar meio transparente, mexendo de tempos em tempos, e desligar quando estiver no ponto.
  4. Quando as batatas estiverem cozidas (testar com garfo; deve descer macio), escorrer a água, amassá-las com pilão ou espremedor, e voltar ao fogo com a manteiga, mexendo sem parar e acrescentando o leite aos poucos. Misturar o requeijão, 2 colheres de sopa de queijo ralado e uma pitada de noz-moscada, sem parar de mexer. Provar o sal e desligar o fogo.
  5. Pôr os ovos para cozinhar, por algo entre 7 e 10 minutos.
  6. Enquanto os ovos cozinham, desfiar o bacalhau em nacos não muito pequenos, numa tigela refratária de bom tamanho. Acrescentar a cebola, as alcaparras, o resto do alho amassado, e misturar tudo, acrescentando azeite à vontade.
  7. Descascar e cortar os ovos em fatias, e colocá-las por cima da mistura de bacalhau. Cobrir tudo com o purê de batatas, polvilhando o queijo ralado por cima. Levar ao forno para gratinar por aprox. 20 minutos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *